quarta-feira, 13 de julho de 2011

Percy Jackson e os Olimpianos – O Ladrão de Raios


SINOPSE: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


Sobre o livro: Eu diria que é um dos melhores da série. O personagem principal, Percy ou Perseu, se acha um fracassado (e realmente é), tem dislexia e DDA (déficit de atenção). O que o idiota não sabe é que isso é só uma consequência por ser Filho de um Deus, sendo ele Poseidon. O autor da obra, Rick Riordan, fez isso com o personagem porque seu filho também tem DDA. O começo do livro é meio sem sal, mas conforme você vai lendo vai pegando gosto. Percy é filho de um dos três mais poderosos deuses do olimpo, sendo eles Zeus(mimado) Poseidon (metido) e Hades (sem comentários). Tem também um amigo meio -Maconheiro- ambientalista, seu nome é Grover, ele é um sátiro que de alguma forma consegue esconder suas patas de bode com uma calça e duas muletas. Percy vai pra um acampamento onde só tem semideuses, cada um deles fica em um chalé de acordo com o pai que tem, ou seja, se Zeus tem um filho, esse filho vai pro chalé de -Grifinória- Zeus, onde vai ser devidamente treinado pra ser um Herói. O grande problema é que, graças ao "destino" todos os heróis, ou quase isso, mal saem da puberdade. Morrem antes. Na história o raio de Zeus foi roubado, ele fica meio puto com isso, o que eu achei bacana é que não é um raio em forma de zig-zag como nos desenhos da Disney, é um cilindro com uma capacidade destrutiva "avassaladora" (sou foda ding ding ding ding). Quando Zeus sentiu falta do brinquedinho dele, o que ele fez? Culpou seu irmão Poseidon, mas dai Zeus pensou: "Se os Deuses não podem roubar artefatos mágicos um do outro, como meu irmão me roubou?"
Por ser mimado e furioso ele resolveu depositar a culpa em alguém próximo de Poseidon, não preciso nem fazer mistério sobre isso, obviamente é Percy por ser filho do cara. Nessa o protagonista sai em busca do verdadeiro ladrão pra evitar uma guerra entre Poseidon e Zeus. Apesar de não ser muito cabeça, o livro prende bastante a atenção, principalmente pra quem gosta de mitologia grega, eu o devorei em dois dias.

1 comentários:

Poyopoyo disse...

É a melhor série que eu li depois de HP Percy ai ai

Postar um comentário

 
↑Top